Nas últimas semanas, um problema recorrente tem acontecido com muitas pessoas que importam do marketplace chinês AliExpress, a maioria com a importação de Smartphones, apresentando a mensagem de “importação não autorizada” no site dos correios, e com o risco de devolução da encomenda para o remetente.
O Importa Mais foi tentar saber o porquê, e depois de várias conversas com vendedores chinesas, a alegação mais ouvida foi que, o próprio sistema do AliExpress, que normalmente emite o invoice da encomenda com todos os dados do destinatário, está com falhas, e os documentos alfandegários estão sendo emitidos sem o CPF, sendo assim, na chegada à Receita Federal Brasileira, caso a encomenda siga para tributação, os agentes ficam impossibilitados de o fazer por falta do número de CPF.
Outro motivo possível seria um aumento na rigidez da fiscalização aduaneira em relação à descrição da encomenda, pois por lei, a descrição não pode ser algo mais abrangível, teria de ser algo totalmente descritivo do que é o produto, mas sabemos que isso iria aumentar em muito as chances de tributações ainda mais pesadas.
Mas o que fazer?
Caso você tenha comprado algo, entre no seu portal “Minhas Importações” no site dos Correios (Clique Aqui), e caso o código de rastreio da encomenda já esteja na lista de encomendas, insira manualmente o seu documento. Caso o rastreio ainda não esteja listado, entre no menu “Acompanhe seu Objeto“, insira o código de rastreio, e repita o processo de inserção de seu documento.
Caso sua encomenda já tenha sido devolvida, o que fazer?
Nesses caso o mais aconselhável a se fazer é aguardar alguns dias, até que o status do rastreio mude para “Devolvido ao Remetente”, acessar sua conta no AliExpress, e abrir um pedido de disputa, alegando não ter recebido. O processo é simples, e raramente dá problemas.